História

O parque de águas "Termas São João" surgiu da perfuração de um poço para água potável pela Prefeitura Municipal nos anos de 1994 a 1995, o que resultou em águas termais de alto teor mineral, impróprias para o consumo, mas excelentes para balneário.
 Durante os cinco primeiros anos de funcionamento, o parque passou de um pequeno piscina clube de pessoas do próprio município, para um empreendimento de destaque que vem atraindo turistas de diversos Estados do Brasil e, até, um considerável número de argentinos.
 Em 1998, reuniram-se 17 (dezessete) membros da sociedade, ao qual fundaram a São João Piscina Clube, com uma extensão territorial de 6 (seis) hectares.
 Em 01 de novembro de 1999, foi inaugurado o bar e restaurante com uma pequena estrutura de banheiros e uma piscina externa. No ano de 2000 com o ingresso da Prefeitura Municipal, a empresa passou a ser de economia mista. Foram adquiridos mais 3,4 hectares de área. Com a integralização do capital e a venda das ações para novos associados, o poder público mantinha de 62% a 68 % das ações do clube.
Em 2001 criou-se a Companhia de Turismo São João do Oeste, na época, sociedade anônima de economia mista, hoje privatizada, que mantém o Termas São João.
 No dia 07 (sete) de dezembro de 2004, ocorreu a privatização da empresa, para viabilização de projetos de crescimento futuro, ocorrida com a venda em leilão de 325 (trezentos e vinte e cinco) ações pertencentes a Prefeitura Municipal, para os acionistas interessados. Estrutura Atual - 11,4 hectares de área, com uma estrutura física de:
 - Um pórtico com banheiro, cozinha e sala de recepção (entrada);
- Central de cobrança de ingressos com local para policiamento;
 - Centro Administrativo;
 - Uma piscina externa de 20 x 10 m com toboágua e dois escorregadores infantis e piscina infantil em anexo;
 - Uma piscina externa semi olímpica de 12,5 x 25 m; - Uma área para banho de sol de 17 x 31 m com 25 cadeiras grandes para banho de sol e piscina infantil em anexo;
 - Uma piscina interna térmica medindo 7 x 14 m; - Uma piscina interna infantil medindo 4 x 4 m; - Uma piscina interna semi-olímpica medindo 12,5 x 25 m;
 - Um restaurante com capacidade para 200 pessoas, servindo cafe, almoço e jantar. Além de uma grande variedade de lanches e porções. 
- Um salão de eventos com estrutura de mesas e cadeiras para eventos como casamentos, festas de aniversário, formaturas, encontros empresarias entre outros. 
- Um ginásio com duas quadras de Tenis, futebol e vôlei
- Espaço de boliche com 4 canchas, mesas de sinuca e lanchonete. 
- O bosque desta área é composto por 50 (cinqüenta) mesas com churrasqueiras, sendo 5 (cinco) entre elas cobertas que atendem a grupos de 30 (trinta) a 60 (sessenta) pessoas, num ambiente de sossego, bem-estar e principalmente árvores nativas que proporcionam aos visitantes uma boa sombra.
Além do bosque, o Termas São João, dispõe de dois lagos, sendo um para pesque e pague, e ainda, um campo de futebol suíço, duas quadras de vôlei de areia, trilhas ecológicas ao longo do rio Fortaleza, com local para acampamentos com energia elétrica, mesas e banheiros, onde os visitantes podem usufruir de um belo e sossegado local para instalação de suas barracas.
 Termas São João oferece aos visitantes uma sala de jogos.

 Além destas comodidades, o Termas São João disponibiliza aos visitantes 66 unidades habitacionais, sendo 12 apartamentos para até 2 pessoas cada, 37 cabanas para até 5 pessoas cada, 15 cabanas para até 10 pessoas cada e 2 alojamentos coletivos para 34 e 42 pessoas, respectivamente. Com a capacidade de hospedagem para 435 pessoas.