O Município

O município de São João do Oeste é composto, além da sede, pelas seguintes comunidades: Cristo Rei, Beato Roque, Macuco, Vale Pio, Ervalzinho, Jaboticaba, Alto Macuco, Medianeira, Palmeiras, Fortaleza e Itacuruçu. 
A maioria da população do Município é católica,tanto na sede como nas comunidades do interior, as pessoas mantém o hábito de participar das celebrações religiosas habitualmente. 
São João do Oeste, por dois anos consecutivos, foi apontado o Municipio mais alfabetizado do Brasil.
É também a capital catarinense da língua alemã, onde encontra-se a maior igreja em madeira da América Latina.

Tradição e Cultura
É forte e atuante o espirito comunitário. A tradição trouxe até o seu povo o amor pelo canto, música, danças folcloricas alemãs, aulas de alemão e patinação.
Em Maio acontece a tradicional Erntedankfest, festa em agradecimento a colheita, e o FESTIOESTE, Festival da Canção Popular e Sertaneja de São João do Oeste, que recebe calouros de diversas regiões de Santa Catarina, além da participação de de vários estados brasileiros.
Em julho, acontece a Semana Alemã, com diversas atividades recreativas e culturais como: gincana, apresentações teatrais, danças folclóricas alemãs, patinação artística, jantar típico alemão, muita música e bailão de chopp.